O agregado ideal para cada tipo de obra

O agregado ideal para cada tipo de obra

Conheça os tipos de agregados e suas aplicações

Agregados são materiais granulares, gerados a partir da atividade de mineração, utilizados como matérias-primas na construção civil. Com formas e volumes diversos, cada tipo de agregado tem dimensões e propriedades adequadas para uma etapa específica da obra, desde a infraestrutura até a fase de acabamento.

Os agregados podem ser utilizados em vários seguimentos: edificações residenciais, comerciais, industriais e obras públicas, serviços de infraestrutura, pavimentação e manutenção de ruas e estradas, entre outras aplicações.

A utilização apropriada dos agregados contribui para o desenvolvimento da sociedade e o trabalho de mineração tem grande importância neste processo.

Com capacidade para produzir mais de 100 mil toneladas de agregados de granito por mês, a Pedreira São Domingos, do Grupo Julio & Julio, assegura a autossuficiência de matéria-prima para as obras dos nossos clientes e também para os projetos das outras unidades de negócios do Grupo Julio & Julio.

Como a variedade de materiais é muito grande, é importante saber para o que serve cada um deles:

 

• Pó de Pedra: muito usado na construção civil em obras de terraplanagem, pavimentação, usina de asfalto, produção de argamassa e indústria de pré-moldados.

• Areia Fina: ideal para rebocos, mistura de argamassas de bases, fabricação de concretos e juntamente com areias grossas e médias, para melhoramento da distribuição e tamanho entre os grãos.

• Areia Usinada: um subproduto da extração de pedras britas, a Areia Usinada tem como vantagem não causar impacto adicional no meio ambiente.

• Pedriscos: muito utilizado na produção de lajes, estruturas pré-moldadas de concreto, blocos e tubos de concreto para fundação e construção, paralelepípedo de concreto, manilhas, chapiscos e outros.

• Britas: variados tamanhos e utilidades: colunas, vigas, lajes, fundações, pisos espessos, aterros, lastros ferroviários, drenos, fossas sépticas, sumidouros, concretos ciclópicos e etc.

• Solo Brita: utilizado em subleitos, bases e para reforçar bases de pavimentos.

• Brita Graduada Simples (BGS): também nas versões Usinada e Tratada com Cimento (BGTC), é muito útil para subleitos de pistas com tráfego pesado, base e sub-base de pátios industriais, aterros, acertos topográficos, calçadas e passeios públicos, assentamentos de pisos e tubulação.

• Rachão: utilizado para conferir estabilidade em locais comprometidos. Também em calçamentos, muros, drenagens e vigas de grande volume.